Anuncie aqui

Anuncie aqui

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PETROBRÁS CEDE DE GRAÇA PARTICIPAÇÃO NO CAMPO DE XERELETE SUL PARA TOTAL


A Petrobrás está saindo do clima de “liquidação total” para ingressar na era de “ação de graças”. Agora, a estatal decidiu doar uma participação de 50% no campo de Xerelete Sul, na bacia de Campos, para a Total. A companhia francesa já tinha a outra metade de controle na área e assume agora integralmente o campo, que ainda está em fase de desenvolvimento.

Ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Petrobrás alegou que saiu do projeto “pois ele não foi priorizado na revisão do seu portfólio”. Acrescentou também que a operação representa para a Total “uma oportunidade de crescimento no Brasil alinhada com sua estratégia comercial”.

O Cade, por sua vez, aprovou a transação. “… a alienação em tela representa uma desconcentração horizontal de mercado, visto que a Petrobrás é líder absoluta deste setor no território nacional, enquanto a TEPBR (Total) não possui ativos em produção no Brasil, não se verificando, portanto, sobreposição horizontal ou integração vertical”, explicou o órgão regulador em seu parecer.

Este é o mais novo capítulo da série de desinvestimentos que a Petrobrás está fazendo, sob a justificativa de reduzir seu enorme endividamento. No entanto, a novidade agora é que não se trata de uma venda e sim de uma cessão gratuita, o que causa um ponto de interrogação, já que a empresa precisa levantar recursos para melhorar seu quadro financeiro.


Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário