Anuncie aqui

Anuncie aqui

domingo, 25 de dezembro de 2016

Escritora Lucila Nogueira morre aos 66 anos, no Recife

Poetisa ocupava a cadeira 33 da Academia Pernambucana de Letras. Ela não resistiu a complicações após um acidente vascular cerebral.

Lucila Nogueira era escritora, poetisa e professora de literatura 
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Faleceu, na madrugada deste domingo (25), aos 66 anos, a escritora Lucila Nogueira. Internada no Hospital Santa Teresinha, ela não resistiu a complicações após um acidente vascular cerebral (AVC). O corpo está sendo velado, na Academia Pernambucana de Letras (APL). O horário do enterro ainda não foi divulgado pela família.

Carioca, a poetisa, contista e tradutora se mudou muito jovem para a capital pernambucana. Lucila foi professora de literatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ocupava a cadeira 33 da Academia Pernambucana de Letras.

Seu primeiro livro de poemas, Almenara, foi lançado em 1978 e ganhou o Prêmio de Poesia Manuel Bandeira do Governo de Pernambuco. Outros livros da autora foram premiados e lançados em países como Portugal, França, Estados Unidos, Cuba e Colômbia.

Lucila tinha mais de 20 livros publicados, traduzida em várias línguas. Recebeu a Medalha Euclides da Cunha da Academia Brasileira de Letras em seu centenário (2009). Foi a primeira mulher a representar o Brasil no XVI Festival Internacional de Poesia de Medellín (2006).


Por G1 PE, Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário