Ouça a Nossa Web Radio

Anuncie aqui

Anuncie aqui

sábado, 31 de dezembro de 2016

Bolsa de Valores tem aplicação imbatível em 2016, diz economista

Índice Ibovesta registrou apreciação de 38,9% no ano, a maior entre os 18 principais índices de referência do mundo

© Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

O cenário econômico para os brasileiros não foi tão motivador em 2016. Taxas de desemprego e salário despencaram. Sem falar na continuidade de uma recessão profunda, que já passa dos dois anos consecutivos. No entanto, para quem investiu no mercado financeiro, não teve motivos para reclamar. O índice Ibovesta, referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), registrou apreciação de 38,9% no ano, a maior entre os 18 principais índices acionários do mundo.

A valorização convertida em dólar chegou a quase 70%, um percentual superior a qualquer um dos 94 índices de referência do mundo. "A principal explicação foi a mudança de rota na política econômica promovida pelo impeachment, com a saída de Dilma Rousseff e a entrada de Temer. Foi determinante o fato de a equipe econômica indicada por Temer ter autonomia e ser, digamos, “empoderada”, tendo assumido como objetivo principal a redução da inflação para dentro da meta — explicou Paulo Nogueira Gomes, economista-chefe da Azimut Brasil Wealth Management, em entrevista ao jornal O Globo.

Ainda de acordo com informações do O Globo, o movimento da Bolsa este ano foi de recuperação, após três anos seguidos de perdas provocadas pelo ocaso do Império X, de Eike Batista, pelas implicações da operação Lava-Jato em empresas como Petrobras, pelo tombo das commodities e, mais recentemente, por causa da recessão econômica do país. No pico de 2016, em outubro, o índice chegou a encostar nos 65 mil pontos, mas recuou com a vitória de Donald Trump e com a turbulência política dos últimos meses.


POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário