Anuncie aqui

Anuncie aqui

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PLÁSTICO VERDE DA BRASKEM É UTILIZADO EM MISSÃO ESPACIAL DA NASA

Patrick TeyssonneyreA brasileira Braskem está numa situação complicada no Brasil, por conta de acusações relacionadas à Operação Lava Jato, mas não deixou de dar grandes passos. Um deles é uma parceria com a empresa Made in Space, que fornece tecnologias para a agência espacial americana, NASA, que inclui o uso do plástico verde brasileiro em missões fora da Terra.
O produto, feito a partir da cana-de-açúcar, é utilizado para a criação de peças no espaço feitas em impressoras 3D para operação em gravidade zero da Made in Space. A tecnologia permite a manufatura de ferramentas e peças de reposição no espaço em resina de origem renovável, dando mais autonomia às missões espaciais.
A primeira peça com a matéria-prima criada fora da Terra foi um conector de tubos para irrigação de vegetais fabricado na Additive Manufacturing Facility (AMF), primeira impressora 3D comercial permanentemente alocada no espaço. O equipamento, que irá confeccionar diversos tipos de peças com o Plástico Verde I’m greenT, está na Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS) e foi desenvolvido pela Made In Space com o apoio da CASIS (Center for the Advancement of Science in Space).
De acordo com a Braskem, o trabalho conjunto com a empresa americana começou há mais de um ano até chegar à solução em polietileno verde para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero. A parceria possibilita aos astronautas receber, no espaço, um e-mail com o design digital de peças e imprimi-las, gerando uma redução drástica de tempo e de custos.
“Com essa parceria, combinamos uma das grandes inovações em polímeros, o Polietileno Verde, com alta tecnologia espacial para a impressão 3D de objetos em gravidade zero. Ter um polímero renovável para impressão no espaço é um marco em nossa história”, diz Patrick Teyssonneyre (foto), diretor de Inovação e Tecnologia da companhia.

Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário