Anuncie aqui

Anuncie aqui

sábado, 26 de novembro de 2016

Exposição apresenta o cotidiano das parteiras tradicionais de Pernambuco

A mostra 'Museu da Parteira' destaca a resistência e a visibilidade do ofício.
Museu do Homem do NE recebe exposição, com fotos, áudios e documentos.

Exposição 'Museu da Parteira' pode ser conferida no Museu do Homem do Nordeste, no Recife (Foto: Eduardo Queiroga/Museu da Parteira

O Museu do Homem do Nordeste, localizado no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, recebe, a partir deste sábado (26), a exposição 'Museu da Parteira: acolhimento, resistência, visibilidade', que traz para o público o cotidiano das parteiras tradicionais de Pernambuco. A abertura acontece às 14h, na Sala Waldemar Valente.

A mostra, que tem entrada gratuita, lança um olhar sobre as profissionais do parto por meio de objetos do cotidiano, áudios, documentos e fotografias de Eduardo Queiroga. Com isso, a iniciativa propõe uma reflexão sobre o parto nos dias atuais, em que a intervenção médica se tornou padrão, ao mesmo tempo em que busca valorizar e difundir os saberes tradicionais que envolvem o ofício das parteiras.

Exposição reúne fotos do cotidiano de parteiras tradicionais de Pernambuco 
(Foto: Eduardo Queiroga/Museu da Parteira)

De acordo com os realizadores, a exposição integra um trabalho mais amplo de documentação, valorização e salvaguarda do ofício das parteiras, que teve início com a realização de dois inventários sobre saberes e práticas de parteiras tradicionais e indígenas (2008-2011) em seis municípios de Pernambuco. A ação é coordenada pelo Instituto Nômades, Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer/DAM/UFPE e Grupo Curumim.

Serviço
Exposição 'Museu da Parteira: acolhimento, resistência, visibilidade'
Museu do Homem do Nordeste, na Sala Waldemar Valente
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 8h30 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Informações: (81) 3073-6331 | 3073-6340
Entrada gratuita


Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário