Anuncie aqui

Anuncie aqui

sábado, 24 de setembro de 2016

Cientistas descobrem a real finalidade da placenta

Durante muito tempo acreditou-se que a placenta servia apenas para transportar os nutrientes do corpo da mãe para o corpo do bebê. 

A placenta é um órgão criado exclusivamente durante a gestação, para amamentar o feto dentro do útero. Assim que ocorre o parto, ela será expelida. Os mistérios envoltos na placenta a elevam à categoria de "super órgão" e há até quem diga que ela deve ser ingerida para que a mãe também possa se beneficiar dos inúmeros nutrientes.
De acordo com a revista Super Interessante, durante muito tempo acreditou-se que a placenta servia apenas para transportar os nutrientes do corpo da mãe para o corpo do bebê, mas parece que o jogo virou. Os cientistas agora apontam uma importância muito maior para o órgão: é ele quem decide quanto do alimento fica com a mãe e quanto vai para o bebê.
O estudo, realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com ratos afirma que mãe e bebê disputam os nutrientes do corpo e a placenta é quem intermedia essa querela. Ainda de acordo com os cientistas, a placenta é quem diz se a mãe está subnutrida e, portanto, deve ficar com a comida, ou se a comida deve ir para o feto, distribuindo os recursos disponibilizados.
Durante a pesquisa, os cientistas observaram os ratos em diversos cenários. Em casos de escassez extrema de comida, a placenta favorecia a mãe e os fetos ficavam sem os nutrientes - em casos muito extremos, a mãe ficava com todos os nutrientes para si. "Entender o papel da placenta é extremamente importante. Se os nutrientes não forem divididos corretamente durante a gravidez, o resultado por ser complicações para a gestante e consequências de longo prazo para a mãe e para o filho", disse Dr. Amanda Sferuzzi-Perri, autora do estudo.



Fonte: rotadosertao.com/ Saúde
Crédito Foto: iStock
Tags: Cientistas, descobrem, finalidade, placenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário